O que são e para que servem as bombas submersas?

Atualmente temos vários tipos de motobombas no mercado, mas o modelo mais indicado para uso no poço artesiano, são as bombas submersas. Você tem alguma dúvida sobre esse equipamento, como qual seria a sua função e importância no poço? Ou recomendações de cuidados com elas? A Hidronova te ajuda!

Em geral, as motobombas submersas são utilizadas para elevar, pressurizar ou levar a água de um lugar ao outro. Ou seja, são elas as responsáveis por bombear a água na irrigação de lavouras, nos edifícios residenciais para a caixa d’água e na indústria em geral, por exemplo. Temos no mercado bombas que são produzidas de inox ou em ferro fundido, por exemplo, e a mais adequada para cada poço irá depender de fatores como durabilidade, Ph da água, ou outros.

A bomba submersa é o tipo mais indicado para instalar no poço artesiano por funcionarem dentro da água, pressionando o líquido durante o processo de bombeamento. Grande parte das bombas submersas contam também com o sistema de bombeamento elétrico submersíveis (ESP) de funcionamento, com redução da pressão do fluxo e aumento da pressão do fundo do poço. Por isso, o caminho percorrido pela água do poço artesiano que é bombeado por ela é, em grande maioria, feito de uma área de nível menor para um mais elevado, como a caixa d’água de um edifício, por exemplo.

Porém, é sempre importante entrar em contato com o vendedor para saber se as especificações da bomba submersa que você procura estão de acordo com o dados do poço como, por exemplo, a vazão, dimensão da instalação, diâmetro e profundidade do poço, a capacidade e duração do bombeamento, a qualidade da água, potência requerida, entre outros. A preservação da qualidade da água e a vida útil de um poço estão diretamente relacionadas a escolha da bomba adequada.

Algumas recomendações são muito importantes serem seguidas para o funcionamento sem danos da sua motobomba. Elas não devem ser utilizadas a seco, o que pode ocasionar na queima de seus componentes, como o motor e o bombeador. Também é importante não colocar a bomba em poços que estão contaminados, uma vez que isso a torna inutilizável, sem chance de recuperarão da mesma.

Também é sempre bom lembrar de manter a manutenção e limpeza do poço em dia, para evitar problemas maiores com a bomba que é utilizada nele, ou outros aspectos que podem vir a danificá-la.

 

debora

Escreva uma resposta ou comentário