Dúvidas Frequentes

Dúvidas Frequentes

O que é um poço artesiano?

É a captação de água subterrânea por meio de um poço tubular profundo. O serviço de perfuração de um poço artesiano busca atingir o subsolo entre as rochas, onde se encontram 97% da água potável que existe no planeta. A água captada no poço artesiano é mais pura, potável e com uma porcentagem maior de sais minerais, estando em boas condições de consumo.

O que é poço semiartesiano? Quando é sugerido fazer esse tipo de poço?

O nome “artesiano” é dado ao poço em que a água jorra naturalmente. Quando é necessário utilizar uma motobomba para a extração da água, se dá o nome de poço semiartesiano. Sugere-se a construção desse tipo de poço quando é preciso extrair a água para qualquer necessidade, principalmente onde não se tem o fornecimento através de sistema público de água, ou se o consumo é de grande porte, evitando correr o risco de faltar água.

O que é um minipoço? Quando é sugerido fazer esse tipo de poço artesiano?

É um poço tubular de 4’’ ou menos, em que sua perfuração termina quando chega na rocha. Na realidade, é um sistema de captação de água bem parecido com o da cisterna. Praticamente se capta água do lençol freático. É sugerido fazer um minipoço quando o consumo é pequeno (residência, sítio), pois seu custo é bem mais baixo que o do poço semiartesiano. Porém, corre-se o risco de diminuição da água. Também a qualidade da água pode ser comprometida, estando sujeita a contaminação, já que a captação é feita diretamente do lençol freático.

Posso ter um poço artesiano na minha casa? E no meu negócio?

Sim, desde que haja acesso e espaço para comportar os equipamentos necessários para a perfuração.

Existe algum tipo de negócio que não comporta poço artesiano?

Isso irá variar das condições do local, mas desde casas até hospitais, empresas de saneamento básicos, hotéis e pousadas, academias, prédios residenciais, postos de gasolina a supermercados podem ter o seu poço artesiano.

Com o poço artesiano, é garantido encontrar água?

Não. Isso vai depender do terreno onde será feito o poço. Porém, a margem de sucesso é de 98%.

Que etapas devem ser seguidas para perfurar um poço artesiano?

Primeiramente, será feita uma visita ao local onde será feito o poço artesiano. Após esse processo, o cliente vai precisar de uma licença de perfuração (outorga) liberada pelo IGAM, que deve ser solicitada por um geólogo ou engenheiro de minas. A HidroNova oferece esse serviço por ter em sua equipe um geólogo especializado. Saiba mais aqui. Com a licença aprovada, o cliente deverá entrar em contato com a HidroNova e solicitar o serviço de perfuração.

Qual é a vazão média encontrada em uma perfuração? Qual a profundidade média de uma perfuração em Minas Gerais?

A vazão média vai depender da localidade do terreno onde será feito o poço artesiano, do tipo de material encontrado no subsolo, da profundidade de revestimento, da profundidade final do poço e do tipo de maquinário que será utilizado para fazer a perfuração (rotopneumático ou percussão).

Qual o tempo médio gasto para se perfurar um poço?

Este tempo pode variar de três dias até meses. O tempo médio depende do subsolo onde o poço está sendo construído.

Existe a necessidade de sempre fazer o tratamento da água encontrada?

Sim. De acordo com o Ministério da Saúde, qualquer água captada in natura, se for para o consumo humano e outros, é obrigatório fazer o tratamento. O tipo de tratamento varia de acordo com a análise da água.

Entre em contato conosco