Nossos Serviços

Serviços de perfuração, manutenção e recuperação de poços artesianos.

O serviço de perfuração de um poço artesiano busca atingir o subsolo entre as rochas, onde se encontram 97% da água potável que existe no planeta. A água captada no poço artesiano é mais pura, potável, limpa e com uma porcentagem maior de sais minerais, estando em boas condições de consumo.

De acordo com lei estadual, a HidroNova apenas realiza o serviço com licença aprovada do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) e após o estudo do local onde o poço será feito, garantindo a qualidade do serviço e a responsabilidade ambiental e social. A HidroNova oferece esse serviço com o suporte de um geólogo especializado.

As vantagens de se ter um poço artesiano, dentre muitas, são:

– Economia e controle de consumo: possibilidade de economizar em torno de 60% na conta de água e ter maior controle do abastecimento de água onde o poço será instalado, gerando um enorme custo-benefício.
– Produtividade e autonomia: é a melhor opção para não correr o risco de faltar água em época de racionamento ou de maior consumo, como no verão e quando da escassez de chuva. O poço artesiano é uma ótima opção para manter o ritmo de produção durante todo o ano.

A HidroNova adota critérios que viabilizam um menor custo de perfuração, dentro das normas exigidas, caso se faça necessário um estudo de mapeamento ou geofísico do local a ser perfurado.

A perfuração do poço passa por várias camadas de terreno: aluvião ou terra, rocha alterada e, finalmente, rocha sã.

Após a perfuração, são efetuados testes de vazão para constatar a quantidade de água e o nível dinâmico que o poço produz.

Com esses dados em mãos, é então definida a motobomba que será utilizada no poço artesiano.

É sugerido que a manutenção do poço artesiano ocorra uma vez por ano para sua conservação e para garantir água limpa e própria para o uso, proporcionando um poço com vida útil prolongada e excelente qualidade da água.

Quando não é feita a manutenção do poço, existe a probabilidade de o poço sofrer obstrução e abrir passagem para materiais sólidos, como areia e pequenas pedras.

A manutenção do poço é feita pelo Sistema de Transporte Pneumático Air Lift (ou elevador pneumático), utilizado para retirada de resíduo sólido, em forma de pó ou granulado, com um rublo vertical. Esse sistema é utilizado também para a realização de teste de vazão e monitoramento dos níveis estático e dinâmico do poço artesiano.

A recuperação do poço artesiano deve acontecer quando….

Um poço artesiano pode ter seu rendimento comprometido pelos fatores abaixo:

– Revestimento – Se o revestimento do poço estiver danificado, dará passagem a materiais sólidos, como areia e pequenas pedras.

– Troca de tubulação – Quando a tubulação for galvanizada, é necessário fazer uma vistoria para verificar a necessidade de sua substituição.

– Manutenção – A falta de manutenção preventiva pode comprometer o rendimento e a vida útil do equipamento.

– Queda de vazão – Os filtros podem estar obstruídos por ferro-bactéria, calcário, etc. Um diagnóstico deve ser feito e, se constatada a presença de bactérias, um tratamento químico deverá ser realizado para desobstruir a passagem da água.

Motobombas são, em geral, utilizadas para bombear água na irrigação de lavouras, nos edifícios residenciais, na indústria em geral, elevando, pressurizando ou transferindo líquidos de um local para outro.

A HidroNova trabalha com as melhores marcas do mercado, estoque variado e pronta entrega, além de ser assistência técnica autorizada da Bombas Leão em Contagem.

O primeiro passo para perfurar um poço artesiano é solicitar uma licença de perfuração. A licença deverá ser retirada por um geólogo ou um engenheiro de minas no Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM).

A HidroNova conta, em sua equipe, com um geólogo especializado para tirar a licença de perfuração. Sem essa licença, é estritamente proibido realizar o trabalho de perfuração. Após a licença ser aprovada, é feito o orçamento do serviço, que será prestado pela HidroNova.

Entre em contato conosco