Você sabe o que influencia as cores dos rios, mares e cachoeiras?

Está procurando um lugar com paisagens exuberantes para às férias ou até mesmo para o Carnaval? Nossa dica é conhecer paisagens onde a grande atração são as cores das águas. Quem nunca viu uma foto de um mar ou poço com águas cristalinas, ou de algum rio de águas escuras, e ficou curioso para saber a razão pelas quais elas são assim?

A variação dessas cores pode ser explicada por vários influenciadores e diferentes situações e são encontradas do norte ao sul do Brasil.

AZUL: Você irá encontrar praias e poços com essa coloração em locais onde as águas são formadas pelos lençóis freáticos. O Poço Encantado, que fica localizado na Chapada Diamantina (BA), é um ponto turístico com esse efeito cristalino. Além disso, nessa região, essa cor não é muito comum, já que a maioria dos poços tem a cor âmbar. Você também pode ver esse tom de água na Praia de Bombinhas (SC), e em um lago em Bonito (MS).

Poço Encantado – Chapada Diamantina (BA)

 

VERDE ESMERALDA: Essa tonalidade é encontrada em locais onde as microalgas e vegetações aquáticas se misturaram com a água. Ficou curioso para ver essa beleza pessoalmente? Você pode visitar a cachoeira de Santa Bárbara, em Cavalcante (GO) ou o Cânion do Xingó, no Rio São Francisco (SE).

Cachoeira Santa Bárbara – Cavalcante (GO)

 

DOURADO: Encontramos esse tom em locais onde se formam piscinas naturais, por exemplo, com águas transparentes sob as areais douradas. Você pode ir até a cachoeira do Garimpão oriundas do Rio Preto, com nascente na cidade de Alto Paraíso, ou na Ilha de Areia Vermelha, em Cabedelo (PB). Um outra opção é também apreciar um belo pôr do sol sob raios dourados na Praia do Jacaré, em João Pessoa (PB).

Cachoeira do Garimpão – Alto Paraíso de Goiás (GO) (Chapada dos Veadeiros)

TONS ESCUROS: Você já esteve em algum local com águas amarronzadas, ou com um tom quase da cor da coca-cola? Essas cores da água estão, predominantemente, presentes no litoral do Rio Grande do Sul e são devido à proximidade da costa marítima ou à quantidade significativa de material sólido em suspensão que, na maioria das vezes, são removidos com o movimento das ondas. Já na região Amazônica, temos essa cor nos famosos rios Negro e Solimões, que por sua vez, são resultado da composição química de cada rio, densidade e clima, que contribuem para deixar evidente a coloração preta e marrom das águas.

Encontro do Rio Negro e Solimões – Manaus

BÔNUS – ÁGUAS TERAPÊUTICAS: Uma dica também, é conhecer as famosas águas terapêuticas com propriedades medicinais, como em Caldas Novas (GO), por exemplo. Elas possuem baixo teor de sódio e alta quantidade de cálcio, que podem amenizar as dores causadas pelo reumatismo, além de hidratar a pele e não apresentarem efeitos colaterais.

debora

Escreva uma resposta ou comentário