Carnaval e responsabilidade ambiental: sim, tem jeito!

Carnaval é época de alegria, diversão, dias e noites de festa. E tem como o carnaval ser melhor do que já é? Tem sim! Com atitudes sustentáveis, você pode fazer do seu carnaval um momento mais sustentável, gerando menos poluição e respeitando a natureza. Confira as dicas que separamos:

  • Confete eco-sustentável!

Sabe aqueles confetes que a gente ama jogar na galera na hora da folia? Existe uma forma de fazer esse adereço de forma sustentável, e que não polui o meio ambiente: folhas de árvores! Aquelas folhas que caem das árvores, e que a gente encontra por ai na rua, nos campos, em todos os lugares e de várias cores é o material necessário. É só juntar algumas, pegar qualquer furador de folha (que pode ser o redondilha mesmo, ou até mesmo os que cortam em formatos como de coração, borboletas, etc) e pronto! Seus confetes sustentáveis, que não poluem e são 100% naturais estão prontos para vários dias de folia! Nós mesmo da Hidronova fizemos alguns para já testar no pré-carnaval e garantimos: foi um sucesso!

 

  • Reaproveite sua fantasia do carnaval passado.

Que tal reformar a fantasia do ano passado ou fazer uma troca com os amigos com o que cada um tem e não vai usar esse ano? Ou até mesmo, pegar roupas e acessórios seus que estão parados no armário e transformar em uma fantasia? Com essas ações os impactos negativos que ocorrem para ser fazer novas roupas são diminuídos, incluindo o uso de vários recursos para a produção, como o acúmulo de lixo quando a folia acaba.

 

  • Produza menos lixo e não se esqueça: lugar de lixo é no lixo.

Durante os dias de carnaval, tonteadas de lixo são acumulados. Uma dica é você levar copos reutilizáveis, diminuindo o consumo de materiais de plástico, por exemplo. Sabe todas aquelas latas de cerveja, garrafas de água, refrigerante e até mesmo os adereços de carnaval que ficam por ai no final da festa? O acúmulo de resíduos nas ruas e bueiros causa entupimento dos esgotos, além, claro, de poluir. E é importante lembrar que, em épocas de chuva como o carnaval, todo esse lixo pode ser muito prejudicial, causando até mesmo enchentes. E fala sério, ninguém quer deixar de curtir o bloquinho com os amigos porque a rua ficou alagada, não é? A dica é levar um saco para juntar tudo que for usado e depois descartar no local certo!

 

  • Desconecte tudo aquilo que não terá utilidade em casa.

Se você vai viajar no carnaval, que tal desligar os eletrônicos da tomada? Algumas pessoas passam até uma semana viajando, aproveitando a folga nessa época do ano e, enquanto isso em casa, os aparelhos eletrônicos ficam ligados, sem uso. Desligar da tomada microondas, televisão, forno elétrico e outros aparelhos enquanto você está curtindo a folia em outro local ajuda a economizar energia.

  • Gaste menos combustível.

Para quem vai curtir a folia nas ruas, que tal deixar o carro em casa, e ir de transporte público? Ou juntar com um amigo que irá de carro e organizar aquela carona? Além disso, em Belo Horizonte e outras cidades do país, ônibus gratuitos são oferecidos por empresas patrocinadoras dos eventos, para que os foliões não fiquem de fora de nenhum bloquinho! E lembre-se: se beber, não dirija. Se for curtir o carnaval de forma mais leve, talvez essa seja a oportunidade de dar uma caminhada, fazer um passeio de bicicleta, patins ou até mesmo de skate!

debora

Escreva uma resposta ou comentário