Ajude a natureza: saiba o que fazer para evitar queimadas e incêndios

Ajude a natureza: saiba o que fazer para evitar queimadas e incêndios.

No último domingo (3/9), um incêndio atingiu a Serra do Rola Moça. As chamas que começaram em um local de difícil acesso, mobilizaram mais de 130 pessoas entre militares e brigadistas, além de 4 aviões e 1 helicóptero. Esse foi o maior registro de incêndio do parque e, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o pior dos últimos seis anos.

A causa do incêndio ainda estão sendo apuradas, mas segundo os bombeiros que trabalharam no combate às chamas, há indícios de que pode ter sido causado pela ação humana. Além de atingir a vegetação e destruir espécies raras que nascem somente naquele local, o fogo chegou também a prejudicar o manancial Catarina, responsável por abastecer Belo Horizonte e a região metropolitana.

De acordo com o biólogo e gerente do parque Marcos Vinícius de Freitas, o incêndio “não vai comprometer o abastecimento, no entanto o fogo compromete a qualidade e quantidade de água no manancial. A mata ciliar, ou seja que fica próxima ao manancial: mata atlântica e cerrado foi queimada e isso é muito prejudicial”.

E, já que a equipe da Hidronova trabalha sempre prezando pela preservação da natureza e principalmente da água, separamos para você as principais formas de evitar queimadas e incêndio florestais. Seguindo estas dicas e compartilhando com seus amigos, você ajuda a cuidar da natureza, além de contribuir para a manutenção de uma boa qualidade de água do seu poço artesiano ou do poço que você pode construir em breve. Confira:

> Nunca queime lixo nas proximidades de vegetações secas;
> Não jogue pontas de cigarro nas margens das rodovias;
> Não faça queimadas para limpar terrenos;
> Se acender fogueiras em acampamentos, apague o fogo com água. Assim você evita que o vento leve as brasas para a mata.
> Nunca jogue lixo em lotes e vegetações. Latas, cacos e garrafas de vidro podem aquecer e dar origem a queimadas.
> Não solte balões. Além de ser uma prática perigosa é também considerada crime.

E lembre-se sempre: ao perceber um foco de incêndio, ligue imediatamente para o corpo de bombeiros da sua cidade.

 

debora

Escreva uma resposta ou comentário